UMA VERGONHA PARA O BRASIL
Saiu essa semana o resultado do ENADE (Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes). E o que vimos foi muito assustador. Vários cursos reprovados. O que comprova, mais uma vez, a péssima qualidade do ensino superior no Brasil. Entre a maioria dos cursos reprovados, estão as chamadas instituições privadas. A cada três, uma foi mal ou muito mal no exame. Mas quem deve ser culpado nesse caso? O governo e o Ministério da Educação, por permitirem a criação de cursos indiscriminadamente, ou dos proffissionais que são os responsáveis pelo ensino dos universitários? Ou ainda. Será que são os alunos que vem para o ensino superior com algum déficit do ensino médio?
O ENADE foi criado para se avaliar os alunos que entram e os que estáo se formando nas faculdades e universidades espalhadas pelo país. É uma forma do governo de controlar a criação e se necessário, cassar o funcionamento de cursos ineficientes e de má qualidade. Muitos formandos estão saíndo do curso superior com uma péssima qualificação. Principalmente nos cursos de direito e medicina, que são os mais procurados pelos estudantes. E os mais concorridos.
3.239 cursos foram avaliados pelo ENADE. E cerca de 25% deles obtiveram notas insuficientes (1 ou 2). Na minha opinião, todos têm a sua parcela de culpa nessa grande vergonha d aeducação: O Governo Federal, que não combate a criação indiscriminada desses cursos, e depois que vir com provas e provas, muitas das vezes tarde demais; A geração de agora, que em sua maioria, é formada por jovens desinteressados, e que levam o curso "com a barriga", depois, quando vão ver, é tarde demais; E as universidades privadas, que criam unidades em toda esquina, e não investem em profissionais e na qualidade do ensino, da mesma forma que crescem.
Todos somos culpados. Mas nunca é tarde para resolver. O principal problema desse país é a educação. Muitos dos problemas que temos decorrem da falta de educação do povo. E, justamente, entre os poucos que conseguem alcançar o ensiono superior, acontece uma verdadeira tragédia. Cursos reprovados a todo o momento. Algo de bom precisa ser feito. Algo de bom deve ser feito.
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Grandes profissionais sendo formados.
Postado por
Jorge Monteiro
às
11:54
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário