quinta-feira, 3 de julho de 2008

UMA DENÚNCIA MUITO GRAVE
O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro está inestigando um fato assustador: denúncia sobre a tão famosa e questionável fila de transplantes. Na denúncia, pessoas estariam recebendo órgãos por meio de medida liminar. Além das unidades de saúde do Estado estarem realizando cirurgias em número bem reduzido, apesar do grande número de pessoas necessitando de transplante no Estado. No hospital do Fundão (Clementino Fraga Filho), por exemplo, cinco pessoas já morreram na fila de espera para o transplante só no mês de maio. Existe, inclusive, um caso de um senhor que era primeiro na fila, e o fígado que era pra ele receber, foi para outra pessoa.
Acho que essa denúncia precisa ser investigada. A lista deve ser preparada de acordo com os casos prioritários. Muitos morrem, por causa dessa espera sem fim. É como se a morte batesse a porta dos doentes todos os dias. Os responsáveis devem ser punidos. Se todos entrarem na Justiça, com o intuito de receberem órgãos, vai virar bagunça. Entendo a urgência e a agonia que essas pessoas devem passar diariamente, mas e as pessoas que estão a anos na fila do transplante?
Outra coisa que ajudaria, era a boa vontade das pessoas em doar seus órgãos. Sei que existem muitos com má intenção. Casos de tráfico. Mas existem muitas pessoas sérias. Devemos ajudar a todos. Um dia pode acontecer de necesitarmos de um. E com certeza, a espera deve ser muito agonizante.

Nenhum comentário: