terça-feira, 7 de abril de 2009

Oportunistas



Novas oportunidades surgem em nossas vidas todos os dias. Quem de nós não quer encontrar atalhos? Todo mundo sempre espera uma chance para poder ganhar algo. Para economizar tempo, dinheiro, esforço. Mas nem sempre o oportunismo está ao nosso favor.
O oportunista cria situações para que sejamos enganados. Se prevalece de nossas fragilidades a fim de obter o lucro as nossas custas.
Não é tão difícil assim identificar o oportunista. A sua estratégia de ação, embora muito bem elaborada, é pouco criativa. Porém envolvidos sentimentalmente na situação, acabamos não percebendo a cilada em que estamos caindo.
Sua ação não é aleatória. Ele sabe exatamente o momento e o lugar de agir. A hora exata para que toda a história seja enredada de maneira convincente. Será que é coincidência ou é na hora em que a sua cabeça está cheia de problemas, seu coração abalado, que as oportunidades de ser enganado se tornam freqüentes? Nesta hora acabamos por generalizar tudo, em vez de averiguar e examinar a situação.
A nossa falta de atitude e posicionamento colabora para a cilada perfeita. Por comodismo, e confiar em quem não devíamos, aceitamos tudo de maneira fácil e concordamos que realmente seria melhor agir assim, ou assado, e fazemos tudo do jeito que o oportunista quer.
Chega de entrar em atalhos errados. De ficar preso em arapuca. É tempo de se posicionar para nunca mais cair em ciladas. Diga adeus a qualquer mentirinha na sua vida. Diga a verdade sempre. Quando agimos com a verdade, somos livre. A mentira te prende, e deixa brechas abertas.
Se existem brechas abertas na nossa vida, é por ali que certamente seremos roubados. O oportunista enxerga exatamente onde está a sua fragilidade para entrar. Então edifique um muro sólido em torno da sua vida.
Pare de aceitar e compactuar com o que te faz mal. Não podemos manter vínculos com este tipo de pessoas. Uma vez descoberto, temos que ter disciplina para extirpar de vez. Não adianta deixar ali no cantinho, e achar que não ira atrapalhar mais. Pois na menor possibilidade ele voltará a atacar.
A melhor oportunidade da sua vida é manter-se integro. Continuar caminhando por caminhos árduos, pagar o auto preço de andar na contra-mão. Enquanto muitos preferem atalhos, ou preparam ciladas para conseguir vencer o oponente, a sua vitória virá de maneira sobrenatural. Com fé, determinação e caráter.

Nenhum comentário: