terça-feira, 1 de abril de 2008

Vencer a perda



O ser humano não gosta de perder nunca. Se entrar em um jogo, entra pra ganhar. Seja até em um simples par ou impar. Vai querer ganhar sempre. No jogo da vida então, pior ainda. Ninguém quer perder. Porém as vezes é preciso perder para ganhar.
Mas a perda que vou falar hoje é muito mais forte do que uma vitória ou derrota em jogos ou mesmo em situações do nosso cotidiano e vida pessoal. Como superar a perda de alguém querido.
Neste domingo eu perdi minha avó. Uma figura importantíssima em tudo que eu sou. Uma mulher de virtudes e caráter indiscutível. Que ajudou muito minha mãe a cuidar de mim. Deixou filhos, netos e bisnetos. Deixou pessoas que a amavam e sentirão sua falta.
E como lidar com o vazio? O que fazer com a saudade? Como entender a morte?
A religião tentará achar uma explicação para consolar. Dogmas e conceitos irão indicar as respostas para suas perguntas. Mas nem sempre serão aquilo que te conforta.
A única verdade é que somos sementes. E estamos aqui para dar frutos. A nós, cabe fazer herança. A cada um de nós cumpre fazer acontecer. Dia após dia o nosso caminho aqui é fazer história. Através de cada ato nosso, estamos escrevendo o livro da vida. E neste livro da vida estão registrados cada acontecimento.
Tudo que eu faço é gerar vida. Gero vida assim que sou descoberto, ainda na barriga da mãe, ao trazer alegria. E assim gero vida, ao nascer, e a cada instante. Muitas vezes gero vida, literalmente, ao me reproduzir. Mas mesmo sem ter filhos naturais, todos acabam por fazer muitos filhos e discípulos ao longo da vida.
Tudo isto são os frutos de uma semente. A semente tem uma única função. Trazer vida e gerar frutos.
A semente não dura pra sempre. A semente morre. Mas em cada fruto que dela nasceu, você encontrará a semente.
O que te conforta, é que aquela pessoa não morreu a toa. Ela morreu pra deixar a semente dela dentro de você. E que você possa continuar a ser transportador desta semente.
Obrigado Senhor por eu poder hoje ter a semente da minha vó dentro de mim. Toma ela em tuas mãos. Amém!

Nenhum comentário: