terça-feira, 30 de setembro de 2008

Celebrar



Todos gostam de viver em festa. A vida é uma eterna festa para muitas pessoas. Parece que este não é um difícil caminho não é mesmo? Afinal, quem não quer viver em festa?
Porém é preciso ir além para alcançar e poder viver todos os dias assim. Foi preciso passar por muitas etapas. O tempo bom não vem derrepente. Ele é uma conseqüência de situações que você enfrentou e venceu. São superações em cima de superações que te fazem poder celebrar.
A ausência de pessoas queridas te causou momentos de dor, tristeza, solidão, mas você não parou e continuou a caminhar. Olhou pra frente e seguiu a diante.
Afinal de contas com o tempo tudo se acalma. Mas este mesmo tempo uma hora passa rápido e outras demora pra passar. Ele por muitas vezes é mais inimigo do que amigo. E é preciso entender e compreender que há um tempo pra tudo e saber esperar por aquilo que você deseja.
Mas esperar é difícil quando não se é convicto do que realmente se quer. Quando eu mudo de opinião facilmente, ou vou conforme as circunstâncias, eu acabo desistindo e partindo para outra e acabo não celebrando o que eu queria.
Então é preciso ser fiel a tudo. A sua escolha, a seu chamado, ao seu sonho e as suas decisões. Enfrentar tudo sabendo que a hora vai chegar e que você estará de prontidão como sempre esteve, e permanecerá até o momento oportuno.
E ele chegou. Sim. Valeu a pena seguir por este caminho. Manter este caminhar até chegar na festa. Agora é tempo de sorrir. É tempo de agradecer. É tempo de acreditar. É tempo de curtir e ser feliz.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Fidelidade



Talvez um dos valores que mais se perdeu nos últimos tempos foi a fidelidade. Como é difícil você encontrar pessoas que sejam fieis hoje em dia. A fidelidade se tornou algo ultrapassado e antiquado. E cada vez mais realizar novas experiências se tornou algo simples e comum.
Quando eu falo em fidelidade. Eu quero ir muito além do relacionamento homem e mulher. Não quero me limitar apenas a relacionamentos amorosos.
A fidelidade está presente, ou não, em muitos outros aspectos das nossas vidas. Eu posso ser fiel ou infiel como consumidor. Escolhendo e me mantendo constante a determinados estabelecimentos e marcas. Posso ser um profissional fiel, vestindo a camisa da empresa.
Por falar em vestir a camisa. Nem no futebol nós temos mais tanta fidelidade. Técnicos, jogadores e até mesmo torcedores acabam por experimentar uma troca.
A fidelidade em sua maioria das vezes está vinculada diretamente ao amor. O amor te faz agir diferente. O amor te leva a outros patamares. O amor te traz segurança. Segurança e confiança de que está vivendo o melhor.
Ser fiel vai muito além de traição. Ser fiel envolve acreditar nos mesmo ideais. Ser fiel é não mudar as suas convicções. Ser fiel é manter e honrar uma aliança.
Mas é impossível ser fiel a alguém quando não se é fiel a si mesmo. É impossível ser fiel a alguém quando eu não sei quem eu sou, de onde vim e pra onde vou.
O segredo da fidelidade está em buscar no seu coração a verdade. E acreditar que mesmo que você seja infiel a tudo e a todos. ELE permanece fiel a você.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Ser convicto



É impressionante como a cada dia as pessoas estão menos convictas e mais volúveis. Podemos notar nitidamente que as opiniões mudam muito fácil. Aquilo que era verdade absoluta ontem, hoje pode ser a maior mentira de todos os tempos.
O ser humano recebe diversas influencias diariamente. São noticias nos jornais, opiniões de amigos, algo que ouviu não sei aonde de não sei quem... Muitas informações novas são projetadas em nossas mentes em apenas 24 horas, algumas bem fundamentadas, outras bem abstratas e confusas. Porém nem sempre analisamos friamente e refletimos em cima de cada nova idéia.
É a inconstância. Nunca se sabe ao certo como fazer ou agir. As pessoas tem se tornado volúvel. E trocam de opinião como quem troca de roupa. Traindo assim, seus princípios, seus ideais, e até mesmo os seus sonhos.
Aonde está a convicção? Aonde será que foi parar a certeza de que o que eu quero eu consigo, de o que eu sei é verdade, de que eu não vou desistir e nem me influenciar por ninguém nem por qualquer circunstâncias.
Muitos preferem ir no embalo, ir com a maioria. Deixar a vida levar como e da maneira que ela quiser. Acreditando que tudo vai dar certo no fim.
Ainda que seja difícil remar contra a maré, muitas vezes é isto mesmo que devemos fazer. É preciso ter sua opinião formada. Sua crença. Sua razão. Acreditar e lutar até o fim para defende-las, para faze-las serem verdades.
Você mais do que ninguém sabe onde você pode ir, aonde você pode chegar. O que você pode conquistar, aonde as suas idéias, crenças e atitudes te levarão. Portanto mantenha-se convicto, não mude, e você verá que valeu a pena.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O PRÉ-SAL E OS NOVOS DESAFIOS PARA O BRASIL.



As recentes descobertas das jazidas de petróleo na chamada camada pré-sal, deu a nós brasileiros uma alegria tremenda. Confesso que fiquei muito feliz com o ocorrido. E quem não ficou? A sensação de auto-suficiência em petróleo, e uma possível entrada no futuro na chamada OPEP, nõs enche de orgulho e satisfação. Mas, como o governo irá agir em relação as jazidas? Qual será a atitude do governo?
São necessários cerca de 1 trilhão para a exploração total das jazidas. E tendo em vista a tecnologia necessária para a extração. Todos sabemos que o país não possui essa quantia. E mesmo que tenha, outras prioridades são necessárias.
E o que mais me deixa intrigado é, como um país que tem a maior reserva de água potável, as maiores áreas verdes do mundo, e agora as maiores jazidas de petróleo (as autoridades ainda não têm certeza disso. mas se não for a maior, é uma das maiores), pode ter problemas tão visíveis? Nem temos como proteger as jazidas de possíveis explorações e invasões de forças estrangeiras. O Brasil até hoje espera uma decisão da ONU, sobre a extensão das milhas náuticas, para exploração comercial. Porque a ONU ainda não se pronunciou a respeito? Estranho isso né. E imaginem o que não tem no leito oceânico para ser descoberto. Muita coisa.
Somos sim o país mais rico do mundo. Mas ainda não percebemos direito. Ou nos fazemos de cegos. Sei lá. O que importa é que coisas boas estão acotnecendo. E temos que aproveitar o fato de termos nascido numa terra tão rica. Onde tudo é possível.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

O tempo



Costuma-se dizer por ai que com o tempo tudo muda. Que não há nada que não se transforme com o passar dos dias. Mas é preciso manter o seu posicionamento ao longo de novas situações, ao longo de novas dificuldades. Manter-se fiel aquilo que você acredita.
O tempo passa e produz alterações não apenas nas pessoas, mas até mesmo no ambiente. Como negar que o tempo deixa marcas. Basta fitar os olhos na natureza e veremos as árvores, os animais. Podemos olhar os seres humanos. Ou até mesmo objetos sem vida, que também sofrem a ação do tempo.
A mente humana também é influenciada pelo tempo. Sofre alterações físicas e psicológicas. A cada instante novas informações são armazenadas e trazem conseqüentemente alterações no nosso pensar.
Talvez venha um pensamento de desistir, parar, buscar um novo caminho. Te fazer acreditar que algumas coisas ficaram para trás e não valem mais a pena.
Alguns ideais porém, quando convictos, não sofrem alterações. Quando a sua mente conhece, confia e acredita que algo é verdadeiro e maravilhoso, nem o tempo pode alterar. Certezas absolutas que o tempo não pode apagar.
Seja fiel consigo mesmo. Seja fiel as suas crenças e as suas certezas. Não é teimosia. É vencer o tempo.
O tempo pode ser maior ou menor. Pode demorar pra passar em uns instantes e acelerado demais em outros. Mas ele não vai dominar você, seus sonhos, e seus planos. Acima do tempo está a sua fé e a certeza de que demore o tempo que for preciso. Você vai esperar, vai conquistar e vai vencer.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Ausência



O desafio hoje é pessoal. Mais do que nunca eu escrevo pra mim mesmo antes de escrever pra qualquer um que se identifique e edifique com o texto.
Como é difícil ficar longe da pessoa amada. Como é dolorida a saudades. As vezes a vida nos prepara situações das quais a gente não gostaria de passar.
Todos nós temos aquela pessoa especial. A quem nós somos muitos apegados. Aquela que sabe de cada detalhe da sua vida. Para quem você corre quando está em perigo. Para quem você corre pra contar que está feliz.
Sua vida e a desta pessoa são uma só. Afinal, vocês são cúmplices em tudo que fazem. E nem se imaginam longe um do outro, tamanho o amor e o apego.
Então por um motivo qualquer. Esta sintonia recebe interferência. Como uma rádio, em que você ouve a música preferida e derrepente começa aquela chiadeira.
Surge um novo desafio. Não perder contato. Não perder a ligação. Não deixar que nada mude. Mesmo com ruídos atrapalhando a comunicação entre vocês.
Desistir nunca, retroceder jamais. Sempre buscamos e encontramos alguma forma para manter ligado algo que nada pode separar. Se não é por um meio é pelo outro, e na pior das hipóteses, a certeza de que o pensamento é um só.
A saudades dói. O coração fica apertado. O olho fica cheio. Mas o sorriso no rosto acompanha tudo isto, porque maior do que tudo é a certeza de que quando você tem alguém assim, por quem ama e é amado, o caminho a seguir pode ser difícil, mas a certeza é que no final dele esta pessoa está te esperando, de braços abertos para te dar um abraço bem gostoso.