quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O PRÉ-SAL E OS NOVOS DESAFIOS PARA O BRASIL.



As recentes descobertas das jazidas de petróleo na chamada camada pré-sal, deu a nós brasileiros uma alegria tremenda. Confesso que fiquei muito feliz com o ocorrido. E quem não ficou? A sensação de auto-suficiência em petróleo, e uma possível entrada no futuro na chamada OPEP, nõs enche de orgulho e satisfação. Mas, como o governo irá agir em relação as jazidas? Qual será a atitude do governo?
São necessários cerca de 1 trilhão para a exploração total das jazidas. E tendo em vista a tecnologia necessária para a extração. Todos sabemos que o país não possui essa quantia. E mesmo que tenha, outras prioridades são necessárias.
E o que mais me deixa intrigado é, como um país que tem a maior reserva de água potável, as maiores áreas verdes do mundo, e agora as maiores jazidas de petróleo (as autoridades ainda não têm certeza disso. mas se não for a maior, é uma das maiores), pode ter problemas tão visíveis? Nem temos como proteger as jazidas de possíveis explorações e invasões de forças estrangeiras. O Brasil até hoje espera uma decisão da ONU, sobre a extensão das milhas náuticas, para exploração comercial. Porque a ONU ainda não se pronunciou a respeito? Estranho isso né. E imaginem o que não tem no leito oceânico para ser descoberto. Muita coisa.
Somos sim o país mais rico do mundo. Mas ainda não percebemos direito. Ou nos fazemos de cegos. Sei lá. O que importa é que coisas boas estão acotnecendo. E temos que aproveitar o fato de termos nascido numa terra tão rica. Onde tudo é possível.

Nenhum comentário: