domingo, 28 de outubro de 2007

POLIAMOR???? O QUE É ISSO???


Na terça-feita, acabei ficando sem sono e assistindo TV até altas horas. No programa do Jô a psicanalista e escritora Regina Navarro foi uma das intrevistadas por ele.

Essa escritora, começou a falar sobre as tendências do futuro das relacões afetivas,principalmente no que diz respeito a traição e a um tal de "poliamory".

Segundo ela, os relacionamentos vão se abrir, ao ponto dos parceiros se relacionarem sem culpa (e com a aprovação e incentivo de ambas as partes) com outras pessoas.

Outra modalidade do tal "poliamory" seria a dos relacionamentos (de cunho tanto afetivo, como sexual) com várias pessoas ao mesmo tempo. Esses conceitos partem do princípio de que a idéia do "amor exclusividade" (para uma única pessoa) é falsa e as pessoas podem amar vários parceiros ao mesmo tempo, de forma satisfatória e legítima.

Ela mencionou que em um futuro relativamente próximo, a humanidade tende a tornar-se bissexual, onde certas construções sociais do que é masculino ou feminino deixariam de existir, inclusive no que diz respeito ao que é ser "Homem ou Mulher".

Sobre essa ultima passagem, me lembrei da hipótese levantada por cientistas de que, em um futuro também relativavemte próximo, passariamos a nos comportar como Bonobos (macacos que se utilizam do sexo, para reforçar seus vinculos sociais, onde machos e fêmeas fazem sexo o tempo todo entre si independente de sexo).

O próprio Jô Soares a questionou várias vezes sobre pontos "mal esclarecidos" por ela referentes a essa teoria.

No final ele pergunto para platéia, quem concordava com aquelas idéias e quem aceitaria encarar os relacionamentos dessa forma. Num auditório lotado talvez uns três homens, tenham dito que sim e o restante da platéia demonstrou ter reprovado tal idéia.

Agora, fica a pergunta... Estaremos fadados a nos tornar Bonobos?

Credits by Wolf Eyes...

4 comentários:

Cimara disse...

Sou antinga e vou continuar assim, onde numa relação tem que existir leadade e fidelidade.
Não concordo com essas ideias futuristas dessa psicanalista.
Espero não acompanhar isso. Pq quase não acompanho mais essa evolução de nossos jovens.
Imagina esse tal de poliamory.
E bonobo muito menos...
Não concordo com isso... Reprovo!!
Pra mim isso seria putaria :D

Mr. Matt Murdock disse...

Esse mundo tá perdido.....é muita bobagem para uma pessoa só...pelo amor de Deus...!!!

Esta senhora, dfica dizendo isso como se fosse a coisa mais normal do mundo...aff...

Ridículo...


Beijossssssss.......

Jonfil disse...

Matt, muita coisa absolutamente normal nos dias de hoje, eram tidas contrariamente até mesmo pouco tempo atrás. A psicanalista não está propondo isso, mas sim fazendo previsões diante do que ela tem em mãos. Pode ser que aconteça e pode ser que não... assim como muita coisa que se tinha idéia que seria hoje não é, e muitas que nem sequer imaginavam, chegou e veio prá ficar.

Eu até acredito que possamos chegar no patamar de ´´liberdade`` previsto pela psicanalista, nas relações homem mulher, mas eu acredito também que com o tempo (leia-se muito tempo) tendemos à voltar atrás, já que não temos como mudar sentimentos naturais. Veja por exemplo as culturas que aceitam a bigamia. Nessas culturas, várias mulheres dividem legalmente o seu homem, mas a vontade de ser única é comum a todas elas.

Uma coisa é certa, a maneira que vivemos socialmente, nem sempre traduz nossos anseios, vontades e necessidades.

Anônimo disse...

Zé Paulo

Primeiro quero parabeniza-lo pelo textO! Nos fama a realidade cotidiana e claro, vindo de vc, assunto polemico! rss
Bom, quero dizer que não acredito que essa tendencia seja natural assim não. Hj é bem mais falada, mais assumida, mas não consigo entender que esses tipos de relacionamneto nos fazem serem humanos não e sim bichos que necessitam de sexo e se satisfazem apenas destes, nao se importanto com o amor, com a pessoa antes do corpo. Digo que eu estou entre aqueles da plateia que NÃO estenderam as mãos.