SERÁ UM "SURTO" DE HONESTIDADE OU SÓ ALGO PASSAGEIRO?
Com os últimos escândalos estourando pelo país a fora, nós nos deparamos com um fato meio que inusitado. Um monte de pessoas envolvidas em escândalos. Dos mais variados níveis. De cargos altos no governo ou não, me parece que estamos passando por um certo surto de honestidade. Honestidade não dos envolvidos, mas dos que estão a cargo de investigar e punir os responsáveis. Nunca, na minha opinião, tantos escândalos vieram a tona. Queria saber o motivos disso tudo. Uns dizem que é herança da colonização. Eu até brinco as vezes com isso, mas não acho que seja verdade. Pelo menos não ficamos sabendo de nenhum escândalo financeiro, ou favorecimento em Portugal, a toda a hora, nos meios de comunicação.
Acho que a sociedade etá mais atenta ao que a cerca. Está, como dizem por aí, mais "ligada" nos acontecimentos da sua cidade, estado e país. Meu sonho é ver todos os envolvidos nesses casos punidos. Do vazamentos de informações no alto escalão do Governo Federal, passando pela vergonha das milícias no Rio de Janeiro, que chegaram ao grave ponto de manter presos em cativeiro e até torturar uma equipe de um jornal de grande circulação do Estado, até os casos de fraudes com as habilitações e permissões para dirigir, que envolveu centros de formações de condutores e provavelmente o DETRAN, onde, pelo menos até onde se sabe, mais de 40.000 pessoas podem ter sido beneficiadas com esse esquema.
Mas não cabe a nós o simples fato de denunciar. Precisamos não alimentar a corrupção. Não adianta nada cobrar das autoridades melhoras no combate a corrupção, se todos os dias queremos dar o famoso "jeitinho". Não adianta absolutamente nada. Temos que agir com bom senso. Leis existem para serem cumpridas. Sem elas, nossa sociedade seria uma bagunça sem tamanho. Nao consigo imaginar. Muitas das leis de hoje, não precisavam existir. E mesmo assim, muitos as violam todos os dias no país. Vamos começar fazendo a nossa parte, que tudo um dia com certeza melhora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário