quinta-feira, 19 de junho de 2008

UM FATO MUITO ASSUSTADOR E QUE NÃO PODE FICAR IMPUNE



Essa semana, com todos devem ter lido nos jornais ou visto pela televisão, um fato muito triste e assustador ocorreu aqui no Rio de Janeiro. Três jovens, sem ligação com o tráfico de drogas, voltavam de uma festa, quando foram abordados por militares no morro da Providência. E simplesmente sumiram. No dia seguinte, seus pais deram eles por desaparecidos. Quando do nada, um morador do morro da Mineira, favela controlada por facção criminosa rival da que controla o primeiro, liga para a associação de moradores da Providência, e avisa que três jovens haviam sido entregues por militares a traficantes daquela localidades. E que os mesmos estavam haviam sido torturados e mortos dentro da comunidade. Estava instalado o caos na cidade. No dia do velório dos três jovens, a cidade simplesmente parou. Principalmente o centro, devido a protesto de moradores, amigos e parentes, ocorrido em frente ao Comando Militar do Leste, que, mais que coincidência do que por ironia, fica próximo a localidade onde os jovens moravam. Esse protesto ocorreu, porque os militares envolvidos não tinham como esconder: 4 deles confirmaram ter entregue os jovens aos traficantes do local. O que está acontecendo em nossa sociedade? Que inversão de valores é essa, onde quem é pago para proteger o povo e a nossa soberania é exatamente quem oprime esse mesmo povo?
O fato tomou proporções mundiais. Vários jornais do mundo deram notícia ao fato. E, mais uma vez, o Brasil é lembrado por um fato triste e vergonhoso. Em decisão rápida, o Governo Federal reconheceu o crime cometido, pediu desculpas formais aos parentes e moradores da Providência, e já está tratando de possíveis reparações no que tange a indenizações aos parentes dos jovens mortos. Pra mim não fizeram mais do que sua obrigação. A Justiça Federal também, determinou a retirada imediata dos militares da comunidade. O que se estranha é o fato de que todos saberem que a presença deles era ilegal, por simplesmente não estarem amparados na Constituição Federal, para realizarem a tarefa de segurança pública. Não é atribuição dos militares. Eles não estão preparados para isso. Precisou acontecer essa tragédia com três famílias para que percebessem isso. Como tudo o que ocorre nesse país, tarde demais. É um fato que mancha mais uma vez a história do Brasil, aqui e lá fora. Espera-se a punição dos responsáveis. Esse fato não pode ficar impune. Precisa servir de exemplo. E os assassinos dessses jovens precisam ser capturados, para melhor esclarecimento dos fatos. Não podemos deixar que mais um caso fique simplesmente no esquecimento. É esperar pra ver.

Um comentário:

Defunto disse...

O indíce de violência no Brasil é vergonhoso.
Antigamente eu passava minha infânca brincando na rua o dia inteiro, hj eu não teria coragem de deixar algum filho meu na rua.
E mais uma vez o Brasil é notícia no exterior, para variar, notícias ruins como o de costume.
Nós brasileiros ficamos chateados, mas sinceramente, logo cairá no esquecimento, como todos outros atos de violência ja vistos.
Nós reclamamos, mas não fazemos nada e nem faremos tão cedo, essa é a verdade.
Não é pessimismo, é a realidade.