Estamos a poucos dias da Páscoa. E o difícil caminho a seguir nesta semana é viver a Páscoa.
Sim. A dificuldade que enfrentamos para poder compreender o significado da festa.
Podemos encarar a festa de muitas maneiras. Podemos enxergar como uma oportunidade única para me encher de chocolate sem culpa. Abro uma exceção na dieta, e como sem culpa. Apenas uma vez no ano pode.
Posso encarar como uma época religiosa, em que não devo comer carne, em que é preciso tentar evitar o pecado.
Mas é preciso ir além de tudo isto. É preciso enxergar o significado da Páscoa.
A Páscoa vem do grego Pessach,que significa passagem. Ela foi celebrada pela primeira vez após Moises ter saído do Egito, atravessado o Mar Vermelho e alcançado a liberdade. Ele sacrificou um cordeiro. Então ele e o povo celebraram a passagem da escravidão pra liberdade.
O povo se libertou das mão de Faraó para se tornar escravos de si mesmo. Se tornaram escravos dos seus desejos e dos seus próprios sentimentos errados.
Foi preciso então que vivêssemos uma nova Páscoa. Jesus o cordeiro Pascoal foi sacrificado para celebramos uma nova Páscoa. Mas ele não permaneceu morto. Ele ressuscitou. Então está é a verdadeira Páscoa a passagem da morte para vida.
Mas os valores mudaram o cordeiro foi trocado pelo coelho. O ovo ganhou mais importância do que o sangue derramado na cruz. Tudo é feito para que eu caminhe sem reconhecer o significado da Páscoa.
Aquele que celebra a verdadeira Páscoa vê as coisas mortas passarem a ter vida. Vê seus problemas se tornarem menores. Vê a esperança se renovar. Vê que nada, nem a morte, pode parar.
Celebre esta Páscoa. Coma ovos, brinque e se divirta. Mas não se esqueça de que na sua vida é tempo de cessar a morte e passar a ter mais vida.

Nenhum comentário:
Postar um comentário