quinta-feira, 13 de março de 2008

VOCÊ JÁ FOI MORDIDO POR ALGUM MOSQUITO HOJE?
Apesar do título um tanto quanto irônico, o assunto é sério. E todos os anos sempre retorna essa época do ano. A dengue. Transmitida pelo aedes aegypti, é uma das doenças mais antigas do nosso mundo, e uma das que mais mata também, a dengue faz várias vitimas no nosso país todos os anos. Aí é feita a mesma pergunta sempre: será que as inúmeras campanhas servem para alguma coisa? Será que realmente é eficaz?
Todos os anos, várias pessoas acabam nos hospitais e pronto-socorros da cidade e do país com os sintomas dessa doença, que geralmente vêm entre 3 e 15 dias após a picada do inseto. Os sintomas são febre, mal-estar, falta de apetite. E dependendo do tipo (existem 4 conhecidos), podem acontecer sangramentos e hemorragias.
O problema é que a campanha contra a dengue parece as vezes ineficaz. Mesmo as pessoas sabendo as formas de se evitar a infestação pelo mosquito, milhares de brasileiros contraem essa doença. Inúmeros são os fatores: dificuldade de se encontrar os focos, acúmulo de material que acumule água, e o principal de todos, que é o dificil acesso por parte dos órgãos de saúde, as residências que se encontram fechadas. Eles não têm acesso as mesmas, que em muitas das vezes, possuem vários focos da doença.
As vezes penso que essa campanha deve ser menos intensa. Todos nós sabemos o que deve ser feito para se evitar a infestação. O cuidado que temos em nossas casa não será importante só para nós. Os vizinhos se beneficiam também. O problema é que nem todos seguem a risca os passos necessários. Somente no ano de 2006, aqui na cidade do Rio de Janeiro 279.241 habitantes contraíram a doença. Um número muito grande de pessoas. Muito grave isso. Por isso, na época, eu comentava com todos se eles já haviam sido picados pelo aedes. Todos os dias eu perguntava isso a amigos e parentes. Uma forma de brincar e de não ficar pensando em contrair a dengue. Vamos fazer a nossa parte, mesmo que o vizinho não a faça. Não podemos sempre jogar a responsabilidade para a prefeitura, mesmo porque nós conhecemos nossa prórpia casa como ninguém, para saber se há ou não focos do mosquito. Espera-se que um dia, essa doença de vários séculos, seja erradicada. Muito dificil, devido a época das chuvas em nosso país, mas não impossível.

Nenhum comentário: