A maior virtude de um homem é poder caminhar em liberdade. Ser livre para sonhar, conquistar e avançar contra o que vier.
Porém o homem hoje em dia não é mais livre. Ele está preso a diversas situações que o aprisionam e o impedem de caminhar da maneira como deveria.
A escravidão nos remete ao período colonial, ao negro. A pobreza. Mas não é este o caminho. Existem diversos proletariados que são mais escravos do que seus próprios empregados.
A escravidão vem primeiro lugar da sua própria alma. A alma o torna cativo de sentimentos, desejos, vícios. Ele é dominado. Não consegue fazer aquilo que deseja, porque os grilhões e as amarras são muito fortes;
Eu me torno escravo sem perceber. Eu acredito que sou livre. Que não sou dominado. Que a minha força de vontade é maior do qualquer coisa que tente me parar. E me torno escravo de mim mesmo.
A soberba me faz ser superior. Me faz não depender de nada nem de ninguém. Me faz acreditar que se a qualquer momento eu posso me soltar e caminhar tranqüilo. Mas a verdade é que eu engano a mim mesmo.
A realidade é cruel. Ao tentar sair, e não conseguir, me deparo com o problema. Me deparo com a não solução do problema. Me torno alguém extremamente preocupado e angustiado. Então sou um alvo fácil para a depressão.
Porém é preciso entender que ser livre é me enxergar diferente de como os meus inimigos pensam que eu sou. Quem tem poder e posição não é escravo. Quem tem uma história pra contar, não pode ser escravo.
Eu não nasci pra sofrer, pra dar errado e pra padeceder. Eu tenho que ser feliz e acreditar que ainda que as amarras sejam fortes, que os grilhões sejam pesados. Existe uma mão forte pronta pra te ajudar a te libertar. Eu tenho autoridade. Vou seguir em frente e continuara caminhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário