quinta-feira, 15 de maio de 2008

É PROIBIDO FUMAR!!!


Criou muita polêmica na cidade do Rio de Janeiro, a notícia que foi publicada essa semana. O prefeito Cesar Maia baixou um decreto, proibindo o uso de cigarro em locais fechados, e acabou criando uma polêmica, que se espalhou pela cidade e divide moradores. Muitos a favor e muitos contra. Mas até onde fica a liberdade de escolha das pessoas?
Esse decreto, proibindo o cigarro em locais fechados, na minha opinião, veio em boa hora. Por não ser fumante, me sinto incomodado com a fumaça alheia sim. Muitos pensam da mesma dorma do que eu. Porém, é direito de qualquer um achar o que é bom para si. Eles tem a liberdade de saber o que querem e o que gostam. O prefeito simplesmente não pode sair proibindo as pessoas de seus hábitos. Tudo bem que é mais do que comprovado os malefícios do cigarro. As pessoas tem conhecimento disso e usam se quiserem. Não podem simplesmente serem proibidas. A conscientização tem que partir delas. Muitos gerentes e donos de estabelecimentos da cidade estão revoltados com mais um decreto polêmico do prefeito. As multas por infração podem variar entre 2 e 75 mil reais. O Sindicato dos Bares, Hoteis e Restaurantes promete entrar na Justiça, para tentar derrubar esse polêmico Decreto.
O negócio é o seguinte: mesmo sendo contra e não gostando do cigarro, acho que a atitude de parar de fumar deve partir dos prórpios fumantes. Não podemos impôr isso a ninguém. Os próprios estabelecimentos já dispoem de áreas para quem fuma e quem não fuma.E não vejo necessidade desse ato do prefeito. Tanta coisa mais importante para se fazer pelos cariocas, e o governo vem com um Decreto que está mais pra criar discussão do que qualquer outra coisa. Os representantes dos estabelecimentos temem queda na frequencia dos bares e afins. E queda no turismo na cidade. Muitos fumantes, inclusive, acham a proposta boa. Afirmam que é mais uma forma de fazê-los parar de fumar.
É um assunto bastante polêmico. Que vai gerar discussão. A data para a entrada em vigo do Decreto é o dia 31 de maio agora. Até lá, muita coisa vai aocntecer. É só torcer para que uma saída alternativa para esse fato aconteca. O que vale é o bem estar dos moradores. Sendo eles fumantes ou não. Só nos resta esperar pra ver o Decreto em vigou ou não, e as suas consequências.

Nenhum comentário: