quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

EDUCAÇÃO: A SAÍDA PARA UM PAÍS MELHOR.


Quando vemos nas ruas as pessoas cometendo vários atos que consideramos como falta de educação, não paramos para perceber o quanto isso é a mais pura verdade. Quando reclamamos de nossos políticos, a respeito desse marasmo e dessa corrupção que vivemos, paramos e nos perguntamos onde está o nosso povo. Onde está nosso povo sempre alegre, cordial, festeiro e de bem cm a vida. Parece que estamos sempre despreocupados com a situação do nosso país e de nossa sociedade.
Pois bem. O que vem a seguir explica um pouco o porque dessa situação catastrófica, e cada vez, mais dificil de se resolver. O TSE informou que, cerca de 51,5% dos brasileiros, dentre os 127,4 milhões que estão habilitados para votar, possuem baixa escolaridade. Muitos nem o ensino básico completaram. Exite ainda cerca de 6,46% de eleitores analfabetos. Ou seja, nosso povo é mal educado. Mal educado em todos os sentidos. Do papel que é jogado na rua, até no momento mais importante da nossa política: a época de eleições.
A educação é a base de qualquer sociedade. Um povo educado é um povo que tem noção dos seus direitos, e de seus deveres na nossa sociedade. Mas o que me parece é que, o governo não está se importanto muito com isso. Prefere tratar as consequências dessa falta de educação. Cria cada vez mais leis, para que, de certa forma, controle a sociedade. Mas porque determinadas leis são criadas? Muitas dessas leis não precisavam existir. Se nosso povo fosse educado, em todos os sentidos, não teríamos isso. Usaríamos o bom senso. Não estaríamos vivendo esse caos urbano, pelo qual estamos passando nos últimos anos, em todas as cidades do país. Um povo mais educado saberia reivindicar mais seus direitos perante os políticos que o elegeram. Saberiam o que anda e o que está de errado em nossa sociedade. As vezes paro e vejo o quanto está alienada a nossa sociedade. Se preocupam com carnaval e com as diversas festas do país, ao invés de procurar saber o que está sendo feito "por debaixo dos panos" da política nacional.
Mas me parece que, o governo quer mesmo esse povo sem educação. Fica mais fácil controlá-los. Com falsas promessas e ilusões, os políticos mal intencionados, chegam aos poucos, sempre um ano antes do período eleitoral, ganham a confiança de um determinado grupo de pessoas, prometem Deus e o mundo. E no final o que acontece? Nada!!! Absolutamente nada, porque quando são eleitos, percebem como funciona a nossa política. O jogo de interesses. Desde a captação de recursos por parte do governo, até a realização de obras e melhorias em determinada região da cidade, estado ou país. E nosso povo não tem condições de cobrar isso. Não sabe onde procurar seus direitos. Não sabem de quem cobrar. Muitos votam em pessoas que nem lembram o nome de quem votaram.
Como uma pessoa que não sabe nem ler e escrever, não tem capacidade de raciocinar nem de discernir nada, tem o controle de um país nas maõs, de dois em dois anos? Só porque ela é brasileira? Sò por causa da tão comentada cidadania? Você, que tem uma empresa ou um negócio contrataria um analfabeto para trabalhar e ralizar tarefa técnica e específica na sua empresa? Claro que não né!!! Então, porque deixar esse povo votar? Pra que, dar a eles a decisão de mudar o destino do país? Isso o que falei soa meio forte, mas penso que, se fosse mudado certas coisas no que diz respeito a capacidade eleitoral, nosso país estaria bem melhor. Acho que, não são os maiores de 18 anos que deveriam votar. Penso que somente quem tem capacidade de raciocinar e ver o que é melhor para nosso país teria que ter a capacidade plena para votar. Porque hoje em dia, não temos mais aquelas disciplinas que tínhamos no passado, como Educação Moral e Cìvica, e OSBP (organização social e politica do Brasil)? O governo quer mesmo esse povo mais aliendao possível. Assim ele tem o controle da situação. Se soubessem um terço do que aocntece de errado e se tivessem educação para questionar isso, acredito que nosso país estaria bem melhor. Muitos desses políticos eleitos não estariam mais no cenário. Teríam sido excluídos dos quadros da nossa política há tempos.
Meus amigos. A educação é a chave para um país e uma sociedade melhores. Muitos dos problemas das nossas cidades estariam bem menos graves do que é hoje. Indices de violência seriam menores. A saúde não estaria esse caos. A falta de educação do povo nas ruas diariamente seria menosgrave. Os custos do governo para tratar as cosequências disso seriam bem menores. Só nos resta esperar que o nível de escolariade aumente. Mas não adianta só a escola em si. Precisamos investir na educação. Melhores condições de trabalho para nossos professores, cada vez mais desiludidos com a carreira. Uma escola com tudo o que os alunos precisam, para que eles se sintam motivados a retornarem no dia seguinte. Para que sintam prazer em estar naquele momento ali. Lembro que, quando era pequeno, ADORAVA ir à escola. Tudo bem que minha família sempre teve condição de me colocar nas mehores escolas. Mas esse é um direito constitucional. S eu tive esse direito, porque os mais simples do que eu não o tem? Sò nos resta esperar os próximos anos que virão. Epserar que isso melhore, pelo menos aos poucos. Para que tenhamos um país melhor. E paraque os brasileiros tenham cada vez mais orgulho do país que vivem.

Nenhum comentário: