Valeu a Pena?
Em uma justa decisão, a juíza da Vara Criminal de Madureira, Marcela Caram, condenou quatro dos cinco envovidos no incidente que resultou na morte do menino João Hélio, no início do ano passado. Juntos, eles foram condenados a penas que chegam a 167 anos de prisão. O quinto envolvido está cumprindo medidas sócio-educativas, por ser menor de idade. Mas será que essa condenação servirá de exemplo? Pois, pelo que sabemos, a nossa legislação não permite que ninguém fique mais de 30 anos preso, e tendo sido condenados a penas superiores a 20 anos, tem direito a novo júri. O que deve ser feito, para que casos como esse não ocorram mais?
Todos sabemos da situação que a nossa sociedade se encontra. Os direitos dos brasileiros são violados diariamente. Não temos escolas decentes, á saúde está um caos, falta emprego, falta medicamento, doenças dos séculos passados voltaram. Ou seja, nossso país está numa situação complicada. Isso tudo, aliado a falta de perspectiva e de respeito, levam nossos jovens a situações extremas. Levam muitos deles pro lado da criminalidade. Sei que não se justifica isso. Muitos no país vivem dignamente, mesmo na dificuldade, sem enveredar pelo lado do crime.
Outro fato que levam os jovens para esse lado é a impunidade. Nossas leis estão, até certo ponto ultrapassadas. Até certo ponto, porque mesmo com as penas justas, os vários recursos fazem com que as penas demorem para ser cumpridas. Um processo pode se arrastar por anos, se os advogados forem bons o suficiente. Esse é outro fator que faz com que muitos dos jovens cometam crimes.
Uma educação boa e de qualidade, junto com cursos profissionalizantes, ajudariam bastante para que casos como o de João Hélio fossem evitados. Nossos políticos deveriam olhar mais para nossos jovens. Eles são o futuro desse país e de qualquer sociedade. É mais em conta investir na educação. Vamos ver se, realmente, esse triste caso servirá de exemplo. O mundo inteiro soube disso pelos noticiários. Nossa imagem ficou arranhada lá no exterior. Porém, a rápida conlcusão do caso também foi alvo de elogios por parte de todos lá fora. Espero que essa rapidez exista também no que se diz respeito de que se evitem situações semelhantes no futuro. Educação e dignidade para nossos jovens é a saída.
Um comentário:
É... eu também acredito que a educação é a melhor saída. Mas quando eu digo ´´educação``, não falo de ensino, quer seja o básico, profissionalizante ou superior, afinal, tem tanta gente ´´educada`` nesse sentido, que comentem crimes mais bárbaros ainda! Ah sim, essa educação serve de escudo para que não vão para trás das grades! A educação que infelizmente está faltando, é a educação de berço e valores, aquelas que não se aprende na escola, nem com os melhores livros ou com os melhores professores. Essa educação que digo, está cada dia ainda mais distante e não há governo que a instaure, infelizmente.
Postar um comentário