quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

SERÁ QUE ESSE PROBLEMA UM DIA SE RESOLVE?


Quem mora no Rio de Janeiro assim como eu deve ter visto na tv e nos jornais sobre o trabalho realizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pelo Governo do Estado no dia de ontem. Batizado de Operação CopaBacana, a megaoperação contra a desordem urbana, foi realiza essa quarta-feira durante todo o dia, até as 18 horas. Essse tipo de trabalho conjunto visa coibir a venda de produtos nas areias das praias, como por exemplo bebidas e alimentos. Apreensaõ de veículos irregulares. Além do recolhimento de moradores de ruas, a prisão de assaltantes e apreensão de menores infratores, que vêm causando muito medo diante dos moradores do Rio e dos turistas, que, nessa época do ano, enchem a cidade.
Mas será que tudo isso ajuda mesmo? Será que, retirar essas pessoas das ruas e apreender mercadorias de pessoas que, até certo ponto, buscam honestamente o seu sustento, dá certo de verdade?
Todos nós sabemos dos problemas que as grandes cidades possuem: crescimento desordenado; criminalidade cada vez mais alta; pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza; governo empurrando problema pro governo seguinte, e por aí vai. O governo, cada vez mais, se vê preocupado com o crescimento desordenado da cidade. Mas ao invés de fazer por onde diminuir esses problemas, o governo prefere ficar repetindo a mesma operação sempre. Não que estejam errados. Não é isso. Mas muito pode ser feito, para que esse caos que se alastra pela nossa cidade e pelos grandes centros urbanos do país acabem, ou pelo menos, diminua um dia.
Esses problemas se alastram pela nossa cidade, e por todo o país por causa da concentração de renda que existem nas grandes cidades. As pessoas com menos ou com nenhum poder aquisitivo preferem viver aqui, onde a chance de se arrumar um emprego ou de um sub-emprego é bem maior. Sendo assim, algomeram-se nas áreas de risco, vivendo de bicos. Educação e emprego são a solução para que se esses problemas não se repitam. Um povo educado é um povo ordeiro. Saberiam que existem leis, e que leis devem ser crumpidas. Teriam uma vida mais digna e seriam mais respeitados pelas autoridades que, a cada dia que passa, parece que só lembram deles de quatro e mquatro anos.
Isso tudo é muito triste, mas é a mais absoluta verdade. Apesar dos índices econômicos mostrarem que o número de miseráveis e de pobres diminuíram, e que a concentração de renda é menor, muito ainda tem que ser feito. Vemos muitas pessoas nas ruas, vivendo de esmolas. As vezes até comentendo pequenos delitos, por puro desespero. Outros, preferem entrar no mundo das drogas, como uma forma de fugir da sua triste realidade, ocasionando os roubos e furtos de nossos habitantes e dos turistas. Essa operção conjunta dos governos estadual e municipal é bem vinda sempre. Mas o que não podem deixar de esquecer é que isso tudo é apenas a ponta de um imenso "iceberg", e que problemas mais complexos devem ser combatidos, para que esses problemas diminuam, e para que o Rio de Janeiro continue lindo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.

Anônimo disse...

O Rio... é.. o Rio.. O Rio de Janeiro é igual a Torcida do Flamengo: só é bonito de longe! (quando você entra mesmo no meio da torcida num maracanã lotado, aí que você vê a merda que é...), mas na tv.. na tv é linda!